Revista Pausa na Rede
#EDIÇÃO 5 | CARTOGRAFIAS DA COR

Taxa de inscrição R$ 25,00 (vinte e cinco reais)
PIX: claudiaslinhares@gmail.com (e-mail) -Banco Inter

CONVOCATÓRIA REVISTA PAUSA NA REDE
Edição N.º 5 “CARTOGRAFIAS DA COR”
Propomos pensar a cor como mapa: não apenas aquilo que se vê, mas aquilo que orienta, atravessa e marca territórios sensíveis. Cartografias da Cor convida artistas a explorar a cor como linguagem de localização — corporal, emocional, política, geográfica ou imaginária. Cores que delimitam e borram fronteiras, que registram memórias, afetos, deslocamentos e pertencimentos. Buscamos trabalhos que tratem a cor como percurso, rastro e experiência, abrindo caminhos entre diferentes linguagens e modos de habitar o mundo.
A chamada é aberta a todas as formas de expressão artística.
ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAR
-
Todas as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site: https://www.tempotemalma.com.br/revista (via formulário digital);
-
Cada artista poderá participar com uma única obra a ser publicada em página vertical;
-
Podem participar artistas brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos;
-
Taxa de inscrição para qualquer modalidade: R$ 25,00 reais (vinte e cinco reais). Esta é uma iniciativa independente e o valor cobrado é destinado às etapas de produção e suporte da revista. O pagamento pode ser realizado via PIX: claudiaslinhares@gmail.com (e-mail) aos cuidados de Claudia da Silva Linhares, Banco Inter. O pagamento não garante a seleção da obra enviada. A seleção será realizada pela equipe curatorial da revista alinhada ao fio condutor de cada chamada.
-
A inscrição é aberta a todos os formatos: microcontos, poemas, imagens, fotografias, vídeos, divagações filosóficas, roteiros musicais, pintura, videoarte, GIFs, desenho, arte digital, colagem, gravura, dança etc., desde que estejam dentro das configurações estipuladas nas orientações sobre cada modalidade, (descritas abaixo);
-
Entre todas as modalidades inscritas, a equipe curatorial da Revista Pausa na Rede irá selecionar 40 obras para a edição nº 5. O resultado desta seleção é irrevogável não cabendo qualquer tipo de recurso. A equipe curatorial possui vasta formação acadêmica e artística sendo composta por membros da Tempo tem Alma e do Coletivo 50 graus: pesquisa e prática fotográfica (UFT) com ampla experiência na realização de convocatórias artísticas.
-
A convocatória é promovida pela TEMPO TEM ALMA em parceria com artistas e pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do grupo de pesquisa: Coletivo 50 graus: pesquisa e prática fotográfica.
-
Em caso de dúvida, ficaremos felizes em conversar por email: temtempotemalma@gmail.com ou por nossas redes: @tempotemalma | www.tempotemalma.com.br | @coletivo50graus
Cronograma:
-
Inscrições de 11/01/26 a 08/03/26 (exclusivamente pelo formulário)
-
Homologação dos artistas selecionados de 16/03/26
-
Lançamento da Revista Pausa na Rede – edição nº 5 em 30/03/26
Orientações para as modalidades
• Trabalho com imagens (pintura, desenho, gravura, fotografia, objeto, instalação, escultura, arte digital etc.), deverá enviar a obra no formato JPG ou PNG, em alta resolução nomeando o arquivo com o título da obra seguido do nome do artista: (exemplo: TITULO_DA_OBRA_AmandaLeite). Obras em dípticos, trípticos e polípticos serão consideradas obras únicas e deverão ser enviadas em arquivo único no formato JPG ou PNG.
• Trabalho em audiovisual (videoarte, Gifs, performance, dança, esquetes de cena, etc.) deverá enviar o link com acesso aberto a obra (sem senha), preferencialmente disponível na plataforma do Youtube com duração máxima de 5 minutos.
• Trabalho textual (escrita poética, conto, microconto) deverá enviar a obra em arquivo único no formato PDF, nomeando o arquivo com o título da obra seguido do nome do artista: (exemplo: TITULO_DA_OBRA_AmandaLeite). O texto poético terá no máximo 400 palavras. Na categoria microconto até 300 caracteres com espaço e pontuação.
Por fim, ao se inscrever e enviar o formulário, o artista aceita as regras e as condições estabelecidas nesta convocatória. O participante declara estar ciente da Cessão de Direitos e Obrigações com base no disposto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. CEDE, em caráter irrevogável e irretratável, direito de exibição da obra na REVISTA PAUSA NA REDE resultante desta convocatória, nas redes sociais e nos sites dos organizadores desta chamada, bem como exibições em periódicos artísticos e acadêmicos que divulguem a revista.
Rio de Janeiro/RJ, 11 de janeiro de 2026.

Revista Pausa na Rede N. 1
Histórico da revista
A Revista Pausa na Rede nasceu para dar visibilidade à produção artística contemporânea por meio de uma revista eletrônica. Idealizada pela artista visual e curadora Amanda Leite em parceria com a atriz Renata Ferreira, a revista era uma ação da Casa Clic, um espaço de promoção de Arte, Cultura e Educação na cidade de Palmas/TO por meio de micro experiências artísticas. A Revista Pausa na Rede teve sua primeira edição em 2020, durante a pandemia da Covid 19. Naquela ocasião era uma tentativa para que todas as linguagens pudessem se expressar, ganhar o mundo encontrando novos olhares e diálogos, pois, vivíamos em clausura em decorrência do vírus e sabíamos que as pessoas instigadas em confinamento continuariam a compor. Conseguimos! A revista em seus três primeiros números colocou diversos artistas em contato para provocar pensamentos outros por meio de obras textuais e imagéticas. Recebemos obras da Espanha, Alemanha, Portugal, França, Argentina, Colômbia bem como de todo o Brasil ativando pela fotografia, videoarte, pintura, poesia, dança, xilogravura, microcontos, colagens, nas múltiplas linguagens artísticas, processos de criação feitos em casa, tomando a casa como mote de criação e de partilhas. Reunimos artistas, educadores e uma ampla rede de pessoas interessadas em experimentar diferentes eventos artísticos projetados do nosso quintal para o mundo, num clima bastante artesanal. Ao todo editamos três números digitais em parceria com revistas Alegrar e Linha Mestra da Unicamp, e o último número com a Revista Rascunhos da UFU. Depois de três números extremamente potentes e intensos, precisamos pausar, tomar novos ares, ir atrás de mais formação e de trocas com outros artistas. Neste movimento, foi natural reestruturar a equipe e o corpo editorial da revista. A Casa Clic encerrou suas atividades em 2021. Agora, a artista Amanda Leite junto da multiartista Claudia Linhares e dá Tempo tem alma desejam reeditar a revista e apresentar na edição nº 4 o que há de mais atual na cena da arte contemporânea com um olhar cuidadoso, artesanal, que ativa a casa como lugar de criação, frescor, descanso, pensamento, pausa...



